Palácio Ficalho

Palácio privado, está situado na zona alta da vila de Serpa, o palácio dos Marqueses de Ficalho destaca-se pela sua curiosa localização, uma vez que está inserido no pano das muralhas. O palácio foi mandado edificar por D. Francisco de Melo, alcaide-mor de Serpa no final do século XVI. A construção maneirista deu origem a um sumptuoso palácio, perfeitamente integrado na estrutura defensiva existente, formando um conjunto arquitectónico ímpar.

O edifício do palácio é um exemplar erudito da arquitectura civil maneirista, delineada de acordo com os princípios classicistas da tratadística italiana do século XVI. A fachada principal, dividida em dois pisos, apresenta uma estrutura austera, de grande sobriedade, destacando-se o desenvolvimento longitudinal e a simetria das janelas e portas, que marcam o ritmo do edifício.

Interiormente, o palácio é dividido em salas amplas, intercaladas com galerias, cuja estrutura simples e austera se conjuga com a sobriedade exterior. O piso térreo, destinado sobretudo às áreas de serviço, apresenta ao centro uma larga escadaria que dá acesso ao andar nobre. Muitas das salas e galerias do andar nobre são decoradas por silhares de azulejos seiscentistas.

Visitas

Brevemente…