PROTOCOLO INTERNO – ODYCEYCONCEPT, LDA
1. PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO
1.1 INFORMAÇÃO
- O presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19 foi desenvolvido especificamente para a ODYSSEYCONCEPT e as atividades que a mesma desenvolve.
- Foi criado no seguimento da “Declaração de Compromisso” feita pela ODYSSEYCONCEPT ao Turismo de Portugal, para obtenção do selo “Clean & Safe”.
- Está disponível aos clientes da ODYSSEYCONCEPT através das suas três marcas: COSMOPOLITAN – Private Tours, ATLANTE – Tours & Travels e para as ações de mediação cultural da PATRIMONIUM – Gestão e Promoção de Bens Culturais através dos respetivos sites.
- O mesmo foi transmitido aos nossos colaboradores, de forma a cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
- PLANO DE HIGIENIZAÇÃO
- A Odysseyconcept não tem um estabelecimento físico. As suas atividades são desenvolvidas em espaços exteriores, como centros históricos ou sítios arqueológicos, em museus, palácios e igrejas.
- Contudo, os materiais utilizados nas nossas atividades como aquele utilizado nos ateliers/oficinas são higienizados e desinfetados, após cada atividade, de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de material, assim como são higienizados os auriculares utilizados;
- A Odysseyconcept compromete-se a trabalhar com parceiros creditados e que procedam à higienização ou desinfeção dos meios de transporte utilizados nos nossos passeios, após cada atividade, de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de transporte.
1.3 PARA COLABORADORES
1.31. Formação
- A Odysseyconcept forneceu todo o material disponível e formação específica para todos os seus Colaboradores sobre:
- Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
- Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
- Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
- Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
- Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
- Como proceder à auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar.
- Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza equipamentos e materiais.
1.3.2 Equipamento de proteção individual
- A Odysseyconcept disponibiliza em número suficiente para todos os colaboradores as máscaras certificadas, bem como o desinfetante de mãos.
1.3.3 Conduta
- Com os clientes, os colaboradores da Odysseyconcept devem seguir as regras seguintes:
- manter a distância, evitar contactos físicos, incluindo os apertos de mão
- manter o cabelo apanhado, barba aparada, unha curta e limpa;
- desaconselha-se o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.) e o uso de maquilhagem;
- não partilhar objetos pessoais;
1.4 PARA OS CLIENTES
1.4.1 Equipamento de proteção individual
- Nas atividades ao ar livre o uso de máscara é obrigatório;
- Nas visitas em espaços fechados, como museus e palácios, a máscara é também obrigatória e da responsabilidade de cada cliente levar a sua. Contudo, e apesar de não ser obrigatório, a Odysseyconcept providência máscaras cirúrgicas (descartáveis) certificadas em número suficiente, tendo em conta a capacidade máxima dos grupos;
- Nas suas atividades, o colaborador da Odysseyconcept, também leva consigo higienizadores de mãos à base de álcool, e sempre que se justifique, distribui aos participantes nas atividades;
1.4.2 Conduta
- Os clientes da Odysseyconcept têm de respeitar a regra do distanciamento físico de 2 metros, com quem não faça parte do mesmo núcleo familiar;
- Caso apresente de início algum sintoma de Covid-19, não participará na nossa atividade;
- Os nossos clientes têm a obrigação de respeitar as orientações da Direção-Geral da Saúde e não se inscrever nas nossas atividades caso tenha conhecimento de estar infetado;
- O incumprimento das regras levará à exclusão da atividade por parte do colaborador da Odysseyconcept;
1.5 PARA A ORGANIZAÇÃO
A Odysseyconcept e os seus colaboradores comprometem-se:
- A manter a distância social de segurança entre os participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde.
- A organizar os grupos para as atividades consoante as recomendações da Direção-Geral da Saúde, bem como a ocupação máxima dos meios de transportes utilizados nas mesmas;
- Fornecer toda a informação relativa às atividades, no site e redes sociais.
- A cumprir os protocolos internos de higienização e segurança dos parceiros envolvidos nas atividades e a disponibilizar aos mesmos, o nosso próprio protocolo.
2. PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO
2.1 PLANO DE ATUAÇÃO
- O colaborador responsável por cada atividade deve prestar a assistência necessária ao suspeito de infeção e contactar o Serviço Nacional de Saúde, através do Saúde 24 – 808 24 24 24;
- O suspeito deverá ser afastado do restante grupo;
- Se o cliente suspeito de infeção não colaborar, o colaborador da Odysseyconcept deverá chamar as autoridades;
- Armazenamento dos resíduos produzidos pelos suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.