6 períodos em análise / 12 sessões / 90 minutos cada
18h30 / Plataforma Zoom
Fevereiro: 16, 23Março: 9, 16, 23, 30 Abril: 6, 20, 27 Maio: 4, 11, 18
1. Das Origens a D. Afonso Henriques
O Território e a População. Os antecedentes desde o Neolítico ao Condado Portucalense passando pela ocupação Romana, Visigótica e Árabe
A influência artística e cultural destes povos na identidade Portuguesa.
Temas: Neolítico e Idade dos Metais. Ocupação Romana. Invasões Bárbaras. A presença Muçulmana. Reconquista e a formação do Condado Portucalense.
2. De D. Afonso Henriques à crise dinástica de 1383-85.
A formação de uma Nação no contexto da reconquista Cristã.
O Românico no contexto Militar, Civil e Religioso.
Temas: D. Afonso Henriques e a formação de Portugal. A fixação das Fronteiras. As bases políticas, económicas e sociais do Portugal medieval. Municipalismo e Feudalismo.
3. De D. João I à Monarquia Filipina
A consolidação de uma Nação e o início da Época de Ouro de Portugal no Contexto de Expansão Marítima.
O Manuelino como a Arte Nacional.
Temas: A Crise Fernandina e a ameaça castelhana. A revolução de 1383-85. A Batalha de Aljubarrota. A Conquista de Ceuta e o início da Expansão. Os Reis e a Formação do Império. Os Judeus em Portugal. Dom Sebastião e a Crise de Sucessão. A Monarquia Filipina.
4. A Restauração da Independência e o Consulado Pombalino
O Barroco Português e o Pombalino no contexto pós-terramoto.
Temas: A restauração da Independência e o surgimento de uma nova dinastia. As Guerras da Restauração. O Ouro do Brasil e Dom João V. Reafirmação de Portugal como potência cristã ultramarina. O Absolutismo Régio. O Terramoto de 1755 e o consulado Pombalino.
5. Da transferência da corte para o Brasil até ao fim da Monarquia Portuguesa.
O Neoclássico e o Romântico em Portugal
Temas: O Reinado de D. Maria I. O Inicio da Regência de D. João. As Invasões Francesas. A Permanência da Corte Portuguesa no Brasil. O Regresso da Corte e o Início da Monarquia Constitucional. Dois irmãos e um Trono: A Guerra Civil. D. Maria II e a Regeneração. A Crise da Monarquia Constitucional e o seu fim.
6. Da Implantação da República à entrada de Portugal na União Europeia passando pelo Estado Novo
Modernismo e Ecletismo como Vanguardas em Portugal
Temas: O Regicídio e a Implantação da República. A Instabilidade da Primeira República e o Sidonismo. O surgimento do Estado Novo. Salazar e a Neutralidade Portuguesa na II Guerra Mundial. A Crise do Regime e a Revolução do 25 de Abril de 1974. O PREC e a Crise de 25 de Novembro de 1975. A Política Pluripartidária e a Entrada de Portugal na União Europeia.
Informações e inscrição: