Se bem que quase integralmente transformado no século XVIII, o Paço de Lanheses preserva ainda em parte do seu piso térreo testemunhos duma primitiva morada quinhentista — nomeadamente uma porta ampla de lintel em colchete, indicativa de que essa estrutura já seria dum certo refinamento arquitectónico. Por alturas de 1570 era seu proprietário João Martins Ricalde, almirante de origens bascas fortemente enriquecido no comércio marítimo. Radicado em Viana em virtude do trato — onde já seu pai se estabelecera na primeira metade do século — a sua estratégia de enraizamento no torrão minhoto passara pelo matrimónio com uma senhora da velha nobreza local: Ana da Rocha, procedente dos comandatários do Mosteiro de S. Salvador da Torre e senhores do Couto de Lanheses.
Com o rodar das gerações, alçada em fortuna e dignidade por bons casamentos, a família produzirá figuras distintas nas carreiras das leis, das armas e da religião. Um dos seus filhos mais notáveis foi o eclesiástico e magistrado José Ricalde Pereira de Castro, fiel servidor do marquês de Pombal e, posteriormente, de D. Maria. Em atenção aos seus préstimos no período delicado da viradeira, esta monarca concederá à casa o senhorio da vila de Lanheses, testemunhado por um altivo pelourinho que ainda se preserva na propriedade.
É em meados do século XVIII, sob a tutela do mestre-de-campo José Pereira de Brito e Castro, que se define o grosso do actual edificado. A sua arquitectura atém-se à sobriedade do estilo chão do nosso século XVII. Não lhe é alheio, ainda assim, o princípio cenográfico, patente no grandioso pátio abraçado pela composição em L; do recinto é engenhosamente excluída a fachada da capela, consagrada em 1754, que assumindo funções de culto público perante as gentes da freguesia pertence essencialmente ao mundo do fora. A distinção entre este domínio e o do recebimento selecto é enfatizada pelo muro alto que intersecta o alçado, eriçado de merlões, onde se rasga um aparatoso portão armoriado.
Em 1818, o casamento da herdeira Maria Francisca de Abreu Pereira Cirne Peixoto levou o Paço de Lanheses à posse dos Condes de Almada, em cuja varonia se mantém — estando desde 1997 aberta ao Turismo de Habitação.
Lanheses
Viana do Castelo
Coordenadas GPS:
41.734972, -8.678583
41°44’05.9″N 8°40’42.9″W