Presidindo sobre propriedades pertencentes à família desde o século XII, o Paço de Calheiros incarna como poucas casas no país, ou mesmo na Europa, o princípio de continuidade que assistiu às elites históricas de origem medieval. O primeiro membro da linhagem que identificamos fazendo uso do apelido é Fernão Peres de Calheiros, em 1122, mais de 20 anos antes da fundação de Portugal; aquando da realização das Inquirições trecentistas, o berço dos belicosos Calheiros já era tido e havido por honrado desde tempos imemoriais, sendo por isso confirmados os seus privilégios e isenções face à coroa. É também por esta altura que a família produz um dos seus primeiros notáveis, o trovador Fernão Rodrigues de Calheiros, a quem se conhecem algumas cantigas.
No primeiro quartel do século XVIII a casa primitiva — uma torre, decerto ampliada por residência paçã quinhentista — foi reconstruída segundo uma linguagem arquitectónica moderna. Invulgarmente, a obra então empreendida documenta-se ao pormenor graças a contratos, facturas e até alguns desenhos subsistentes no arquivo familiar.
Na segunda metade do século XIX é senhor do Paço de Calheiros e chefe desta antiga linhagem Francisco Lopes de Calheiros e Meneses, elevado à dignidade condal pelo rei D. Carlos em 1890. Ao seu zelo pelo solar de família se deveram obras de restauro e uma revitalização do conjunto, que abriu à sociedade da época. Num espírito de continuidade com esta atitude, e por mão do segundo e terceiro titulares, a casa reinventou-se na década de 1980 como unidade de Turismo de Habitação, tendo-se tornado um dos ex-libris da modalidade e verdadeira sala-de-visitas da região.
Além dos salões pontuados por retratos de família e da cozinha velha — um dos poucos testemunhos da residência anterior ao século XVIII — merecem visita atenta a capelinha de S. Bento, licenciada pela Mitra bracarense em 1662, com seu exímio retábulo de talha barroca ao estilo nacional. Na área exterior, destacam-se dois fontanários armoriados seiscentistas, comemorando a aliança dos Calheiros com os Jácomes vianenses, e o jardim formal em socalcos debruados a buxo, com deslumbrantes vistas sobre o Lima.
Calheiros
Ponte de Lima
Coordenadas GPS:
41.807000, -8.568667
41°48’25.2″N 8°34’07.2″W