A propriedade a que preside a Casa do Outeiro nasceu da fusão de duas quintas: uma pertencente a um ramo da família Maciel, com raízes em Darque, e outra emprazada aos Pinto Correia da quinta de Silveiro, na freguesia da Correlhã. Em 1634, o casamento de António Álvares Maciel e Ana Pinto Correia permitiu fundir este património, que o casal veio a vincular em 1713 por ocasião dos esponsais de sua filha herdeira Maria Josefa Vieira Pinto Maciel com Gaspar de Abreu de Lima Teles de Meneses, senhor do Paço de Penas em Refóios.
A feição actual do edificado deve-se a uma reconstrução praticamente integral empreendida pelos primeiros morgados durante a década de 1720, engrandecida em 1787 com a aposição da varanda colunada. Sensivelmente coevo é o portão de aparato armoriado, com frontão redondo e escudo partido de Abreu e Lima. Também a actual capela, dedicada à Virgem da Conceição, foi feita de novo em 1774, mas mantendo a invocação original e a epígrafe em memória dos fundadores.
Como para várias casas da vizinhança — nomeadamente nas freguesias de Arcozelo, Sá e Calheiros — foram traumáticos os momentos aqui vividos no contexto da segunda Invasão Francesa, tendo a casa sido pilhada e um dos seus criados fuzilado no terreiro. Saldou-se o episódio, também, na incineração do primitivo retábulo e do arquivo da família.
Gradualmente restaurada e revitalizada ao longo dos séculos XIX e XX, em que a família tutelar reassumiu uma grande proeminência socio-cultural e política na região, a Casa do Outeiro contou-se entre as primeiras a aderir à modalidade do Turismo de Habitação, no início da década de 1980.
A cozinha, simultaneamente rústica e monumental, conta-se entre os mais notáveis e bem guarnecidos espécimes da região. Já a capela incarna bem o tradicional papel destes espaços como lugares de memória familiar, com sua concentração de sepulturas armoriadas e epigrafadas — para aqui transpostas do vizinho convento de Vale de Pereiras, onde vários antepassados da casa tiveram sepulcro, após a extinção e desmantelamento do cenóbio.
Arcozelo
Ponte de Lima
Coordenadas GPS:
41.7733269 -8.5981552
41°46’24.0″N 8°35’53.4″W