Casa da Lage

A propriedade a que preside a Casa da Lage constituiu um prazo foreiro ao mosteiro de S. João de Arga. Os primeiros enfiteutas conhecidos são Vasco Anes de Brito, escudeiro, e sua mulher Beatriz Dias, que já aqui se documentam em 1519. Seu filho António Machado casou com Leonesa Carvalho, filha do abade do referido mosteiro, cimentando os laços dacasa à entidade proprietária, e renovou o prazo em 1551. O usufruto e administração destes bens seguiu na sua descendência, de apelidos Sousa Machado e Meneses, mediante pagamento do respectivo foro anual. Os mesmos senhores vieram a obter o padroado da vizinha igreja paroquial, em cuja capela-mor subsistem vestígios da sua tumulária.

A partir de um núcleo residencial primitivo no quadrante sudoeste do actual edificado, a casa foi-se expandindo e engradecendo (como tantas outras) ao longo dos séculos XVII e XVIII. Invulgar é o caso dessa evolução se documentar com bastante precisão através de documentos preservados no arquivo da família. Sabemos que por meados de seiscentos Jerónimo de Sousa Machado adquiriu a velha e arruinada torre da quintã de Amorim, aqui vizinha, para empregar a sua pedra na edificação dum primeiro torreão. Ao mesmo se deve a construção da capela, dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, por licença de 1674. Entre a tutela deste senhor, falecido em 1685, e a acessão do seu neto António Diogo, que no primeiro quartel do século XVIII já recebeu o conjunto provido da designada torre nova e de vários outros melhoramentos, tomou forma um modelo de casa longa ladeada por duas torres simétricas que se viria a tornar paradigmático, e a influenciar outras obras como as do Paço de Calheiros, da Casa das Torres ou da Casa do Requeijo, em Arcos de Valdevez. Da fase final deste processo datará o impressionante portão armoriado, que adere fielmente ao modelo das portas de fortaleza introduzido na região pelos engenheiros militares Michel de l’École e Manuel Pinto de Vilalobos.

Em 1892 José Ribeiro Lima da Costa Azevedo (1851-1925), senhor da casa por casamento com a herdeira Antónia Ribeiro Lima, foi agraciado com o título de visconde da Barrosa. São deste casal os retratos que presidem ao aparatoso salão de entrada.


S. Pedro d’Arcos
Ponte de Lima

Coordenadas GPS:
41.761889, -8.648583
41°45’42.8″N 8°38’54.9″W