A Casa da Barrosa foi construída no primeiro quartel do século XVIII pelos Barbosa de Almeida vianenses, família letrada com tradição nas leis e na administração eclesiástica. Avantajada e aparatosa, a casa é a expressão arquitectónica do seu enriquecimento e ascensão social na geração de Belchior Barbosa de Almeida, que recebeu carta de brasão de D. João V em 1721, e veio a instituir com sua mulher Maria Luísa da Rocha o morgadio da Barrosa.
A primeira administradora do património que vincularam foi sua filha e herdeira Maria Antónia Barbosa de Almeida, casada com Pedro Pinto Ribeiro de Alexandria — ele próprio sucessor num rendoso morgadio em Orbacém, no termo de Caminha. Já o P.e Simão Barbosa de Almeida, filho natural de Belchior (apodado pelo povo o diabrete, por razões que se desconhecem) foi um clérigo influente da Sé de Braga, e fundou um segundo vínculo para engrandecimento da casa. Ao seu zelo e fortuna se deve a espaçosa capela de Nossa Senhora do Rosário, provida de boa talha dourada e cantaria, a cuja fachada e retábulo apôs as suas armas. Pela altura em que esta obra se findou levantou-se o muro alto que resguarda a residência do caminho público, com seu imponente portão armoriado. O busto que lhe encima o frontão truncado representaria, segundo uma tradição familiar posterior, Duarte de Almeida, o heróico decepado da batalha de Toro (não obstante tratar-se, com maior probabilidade, dum elemento decorativo convencional). A casa propriamente dita dispõe-se numa composição em U muito favorecida pelo século XVIII regional, com cenográfica escadaria ao centro.
Em meados do século XIX, por extinção da linhagem dos fundadores, herdava a Casa da Barrosa António Ribeiro da Silva, homem de confiança das últimas morgadas. Sua filha e herdeira Antónia casou em 1877 com José Ribeiro Lima da Costa Azevedo, proprietário e político local influente que viria a receber de D. Carlos o título de visconde da Barrosa.
Não obstante algumas adaptações ao interior na ala nascente, o corpo central mantém o grosso da sua espacialidade setecentista, com a característica enfilade de salões sob tectos de masseira.
Vila Franca
Viana do Castelo
Coordenadas GPS:
41.683750, -8.748528
41°41’01.5″N 8°44’54.7″W