Casa da Carcaveira

As origens da Casa da Carcaveira remontam ao início do século XVI, época duma primeira morada aqui edificada por Gonçalo Barbosa. Segundo o célebre Memorial de Diogo Lopes de Calheiros (1568), tratava-se ao tempo da única residência nobre da freguesia.

No final do século XVII sucede Pedro de Barros Barbosa, que casa com Arcângela Micaela de Abreu de Lima — enlace, segundo os Abreus, realizado mediante rapto da nubente, e à revelia da família. Mercê do contestado matrimónio, e em resultado dum porfiado processo judicial, viria mais tarde a caber aos senhores da Casa da Carcaveira o velho Paço do Anquião, em Fornelos, que fora dos antepassados desta senhora. Daí provém a pedra de armas seiscentista com escudo partido de Abreu e Lima que hoje faceja o terreiro.

Chegado o século XVIII, o corpo principal da casa é reedificado na sua forma actual, a que no século XIX se acrescentará uma ala protuberante a nascente. Mole vasta mas de traços austeros, o brio arquitectónico reserva-se para a capela de Nossa Senhora do Loreto — fundada em 1745 e reformada por iniciativa de Luís Barros Barbosa de Abreu e Lima em 1783 — com seu pórtico e cimalha de recorte rocaille.

Na primeira metade do século XIX foi herdeira Sebastiana Maria de Meneses de Barros Barbosa de Abreu Lima, por cujo matrimónio aí entrou a varonia dos Mimosos, com raízes em Linhares da Beira. Constituídos em dinastia política a partir do período da Regeneração, em que se revezaram na Câmara Municipal ao longo três gerações, os Mimosos da Carcaveira presidiram ao desmantelar de boa parte da antiga muralha medieval de Ponte de Lima. Muitos dos grandes blocos de pedra resultantes dessas demolições foram por si arrematados e empregues em obras na propriedade, distinguindo-se ainda pelas siglas de canteiro que ostentam.

Mantida na posse da família, e presentemente em fase de recuperação, merecem destaque, além da capela e do jardim fronteiro, o amplo salão de entrada, a cozinha antiga, a infraestrutura de apoio à actividade agrícola e ainda a alameda de oliveiras centenárias que enquadra o acesso ao portão nobre.



Ponte de Lima

Coordenadas GPS:
41.783917, -8.612250
41°47’02.1″N 8°36’44.1″W