Casa de Bertiandos

Sem dúvida uma das mais grandiosas moradas palacianas do Minho, a Casa de Bertiandos deve as suas origens a Lopo Pereira, almoxarife de Ponte de Lima, e a sua mulher, Inês Pinta. Foi esta, já viúva, que em 1566 vinculou as propriedades que o casal aqui havia adquirido, constituindo dois morgadios contíguos. O primeiro foi encabeçado no filho mais velho, Francisco Pereira Pinto, compreendendo a porção nascente; o segundo, a poente, incluindo a torre quinhentista, coube ao secundogénito, P.e António Pereira Pinto. Era esperança da fundadora, decerto, que este último património revertesse para o tronco da família após a morte do clérigo; contudo, contra a expectativa, António acabou por voltar costas aos seus votos eclesiásticos, produzindo sucessores.

Com o passar das gerações, os dois ramos familiares foram incubando homens notáveis nas armas, na religião e nas letras, e engrandecendo as respectivas casas — sendo que a sua proximidade ocasionou querelas e desentendimentos. Por volta de 1720, os morgados da casa a poente reformularam-na segundo uma linguagem arquitectónica erudita, mas preservando a velha torre como penhor de antiguidade. Os seus parentes e rivais ripostariam duas décadas mais tarde, reedificando o corpo nascente num registo não menos aparatoso, com seu par de torreões e espaçosa varanda colunada. Em 1792, o auspicioso matrimónio dos herdeiros de uma e outra casa permite a unificação do seu vasto património, bem como das duas mora-das num só edifício — com a construção dum pequeno corpo intermédio e duma escadaria aberta em leque sobre o terreiro.

Na grande casa nascida desta união sucedeu em 1835 Gonçalo Pereira da Silva de Sousa e Meneses, que viria ser por mercê de D. Maria II o 1.º conde de Bertiandos. A vida funcional desta verdadeira corte de província, com a hierarquia do seu pessoal interno e agrícola, plasma-se em dois interessantes regulamentos por si redigidos.

A visita incluirá a cozinha velha, uma das mais monumentais da região, e a capela de Nossa Senhora da Conceição, reconstruída e ampliada na geração dos segundos titulares, além do jardim e bosque.


Bertiandos
Ponte de Lima

Coordenadas GPS:
41.760111, -8.625528
41°45’36.4″N 8°37’31.9″W